Garantia de Qualidade e Segurança na Água:

O papel do Laudo LARS.

Para garantir que a água não apresente riscos à saúde humana, os resultados das análises são comparados com padrões estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelos órgãos de saúde de cada país. No Brasil, os padrões de potabilidade são definidos pelo Ministério da Saúde, conforme a PORTARIA GM/MS 888, em vigor desde 04 de maio de 2021.

O que é a Potabilidade da Água?

Entende-se por água para consumo humano toda água potável destinada à ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal, independentemente da sua origem.

A utilização da água é imprescindível para a manipulação de alimentos. Parte desde a fabricação, na indústria de alimentos e bebidas até o preparo final, na cozinha de um restaurante, por exemplo. A utilização de água potável é mais uma segurança de que não haverá risco à saúde humana por meio da contaminação cruzada da água com o alimento.

Novas Disposições e Obrigatoriedade

A publicação da Portaria GM/MS Nº 888 trouxe mudanças nos procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano.

Essa portaria alterou a periodicidade e o número de amostras de alguns parâmetros para controle da qualidade da água tanto para SAA (Sistema de Abastecimento de Água para Consumo Humano) quanto para SAC (Solução Alternativa Coletiva de Abastecimento de Água para Consumo Humano). Além disso, a legislação exige o Laudo de Atendimento dos Requisitos de Saúde (LARS), requisitado no Art. 14, parágrafo VIII da PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021 para comprovação de baixo risco à saúde e controle de qualidade dos produtos químicos utilizados no tratamento de água, conforme a Norma Técnica ABNT NBR 15.784.

Enfim, o que é o Laudo LARS e qual sua importância?

LARS (Laudo de Atendimento dos Requisitos de Saúde) é um modelo de Laudo de Atendimento aos Requisitos de Saúde, conforme NBR 15.784. Essa documentação deve ser exigida em Termos de Referência para processos licitatórios visando a aquisição de produtos químicos utilizados em tratamento de água para consumo humano.

O Laudo LARS garante a comprovação de baixo risco à saúde (CBRS) e controle dos produtos químicos utilizados no tratamento de água. Dessa forma, garante a qualidade e segurança da utilização da água nos processos.

Garanta a Qualidade e Segurança da sua Operação!

A LimSept oferece o produto químico atendendo as normas da Legislação Brasileira de acordo com a ABNT NBR 15.784:2023.

Sept Bac Clor Veg – 12 possui o certificador LARS, o que comprova baixo risco à saúde humana.

Clique para saber mais sobre o produto!